• Isani JusOli

4 Formas de Limpar Persianas de forma prática


Quer aprender como limpar persianas da forma correta então me acompanhe que neste post eu vou te ensinar passo a passo a fazer a limpeza das suas persianas de um jeito bem prático, vamos lá?


As persianas são modelos de cortina ideais para lugares onde se quer obter um visual limpo e sem muita informação, por isso são muito utilizadas em escritórios e algumas vezes também em ambientes residenciais, principalmente nas cozinhas e lavanderias.


Apesar de serem fáceis de usar no dia-a-dia fazer a limpeza das persianas da um pouco mais de trabalho do que as cortinas tradicionais, isso porque dependendo do modelo da sua persiana o procedimento para limpar pode danificar as lâminas.


As persianas de alumínio são um exemplo de material frágil, quando são limpas com as lâminas abertas podem amassar, dobrar as pontas e ficar com vincos. Os produtos para a limpeza também podem danificar as persianas.


Por isso é importante saber como fazer a limpeza e qual material utilizar para manter as persianas limpas por mais tempo.


Limpeza de Persianas: Passo-a-Passo


Para retirar o pó da persiana você pode usar um aspirador de pó com o bocal pequeno em forma de “T” (sempre na velocidade baixa e sem encostar a persiana diretamente), ou então um espanador e com as lâminas fechadas passar suavemente no sentido da lâmina (horizontal ou vertical), depois gire a persiana e repita o procedimento do outro lado.


Você pode fazer esse procedimento semanalmente para retirar as partículas superficiais da persiana.





Limpeza de Persianas Horizontais


Já para lavar a sua persiana não use eletrodomésticos a vapor que podem danificar a sua persiana e também evite produtos que contenham álcool ou também alvejantes na composição, independente do tipo da sua persiana.


Sempre use sabão neutro diluído em água e com um pano úmido e com a persiana fechada passe nas hastes suavemente e de preferência com a outra mão por trás, para não entortar a lâmina.


Esqueça o limpador de persianas! Ele pode entortar as lâminas da sua persiana, porque você nunca deve limpar sua persiana horizontal lâmina por lâmina quando a persiana estiver aberta, isso entorta as lâminas e danifica a sua persiana.


No caso das persianas de madeira, após serem limpas com sabão neutro e estarem completamente secas, podem ser hidratadas. Você pode usar um pano seco com lustra-móveis ou então óleo de peroba, isso ajuda a proteger a madeira, porque o sabão neutro pode ressecar a madeira e esses produtos hidratam e criam uma camada impermeabilizante.


Limpeza de Persianas Verticais


No caso das persianas verticais, de tecido ou resinada, as lâminas podem ser removidas para a lavagem, com cuidado retire lâmina a lâmina e enrole todas juntas em uma bacia grande com água e sabão neutro.


Deixe de molho por uma meia hora e depois esfregue cada lâmina com uma escova de cerdas macias. Volte às persianas para a bacia apenas com água e seque com um pano limpo e pendure no trilho para secar.


A limpeza com sabão neutro elimina a gordura das persianas, esse procedimento pode ser feito a cada 6 meses nas persianas de escritórios, salas, lavanderias e quartos e mensalmente nas cozinhas.




Limpeza de Persianas Romanas e Rolo


A limpeza de persianas romanas ou de rolo deve ser feita por uma empresa especializada, em casa você pode tirar o pó com o aspirador ou com um espanador, conforme foi descrito anteriormente, e a limpeza pontual com um pano úmido com sabão neutro e a persiana aberta.


Já para lavar estas persianas contrate uma empresa especializada em limpeza de persianas, evite fazer isso em casa, pois você poderá estragar a sua persiana.

Limpeza de Persiana Profissional e Restauro


A limpeza e conservação da persiana podem ser feitas semanalmente em casa ou no escritório, mas a cada ano é importante que a persiana receba uma lavagem especial, ultrassônica, feita por empresas especializadas em limpeza de persiana, porque com o tempo as cordas e o trilho vão acumulando sujeira e prejudicam o funcionamento da persiana.


Estas empresas fazem uma limpeza em diferenciadados componentes da persiana e se precisar também trocam peças danificadas e substituem as cordas para que a sua persiana volte a ficar como nova.


O ideal após o primeiro ano de uso é mandar a sua persiana ser lavada profissionalmente uma vez por ano, dessa forma você prolonga a vida útil da sua persiana.




Você ainda têm alguma dúvida sobre a limpeza ou manutenção das suas cortinas e persianas?

Deixe nos comentários!

99 visualizações