• thyarafalmeida

Como fazer para decoração da sua casa parecer elegante e sofisticada?



Quando você entra em um ambiente, talvez não saiba exatamente quais elementos tem ali que te dão essa sensação de elegância e sofisticação. Porém a sensação de que aquela casa tem uma decoração muito bem pensada, que o proprietário teve todo cuidado com a decoração ou ele contratou um especialista para mobiliar e decorar aquele ambiente, é inevitável! Mas, isso é algo bem particular de cada pessoa. O que podemos te contar aqui são coisas que alguma dessas casas têm em comum.

Sabe aquela sensação de amplitude que um ambiente arejado traz, aquela sensação de bem-estar em um ambiente pequeno? É sobre isso que vamos falar! Como passar a impressão de que o espaço é maior do que ele realmente é?

Uma forma interessante, é utilizar a iluminação natural ao seu favor. Se você tem uma janela grande na sala, então aproveite aquela luz durante o dia. Pode-se ter uma cortina com um tecido leve, branquinho, grafit ou bege além disso, outro elemento que traz a sensação de amplitude é a utilização de cores claras. Quando as paredes são claras, a luz natural entra pela janela e rebate nessa parede dando a sensação de que o espaço é maior do que ele realmente é.

Mas isso quer dizer que todas as decorações devem utilizam cores claras? Não! Isso também vai variar de acordo com o gosto da pessoa, mas quando eles utilizam cores mais escuras como: marrom, preto e os amadeirados mais escuros, é preciso trabalhar muito bem a iluminação artificial e elas podem ser utilizadas de diversas formas para destacar o cômodo. Pensando na sala de estar, você pode utilizar na sanca de gesso um recorte com uma iluminação indireta mais suave ou aquele ponto central. Há também a opção de colocar ao lado do sofá uma luminária de piso bem alta ou as arandelas. Então, se você for utilizar a cor escura, trabalhe bastante na iluminação para não ter a sensação de aperto em um espaço fechado, o que é o oposto dessas casas elegante e finas.

Quando o ambiente é realmente pequeno, qual é o truque? Para aproveitar bem o espaço em uma sala muito pequena, o ideal é você comprar móveis e itens de decoração que sejam compatíveis ao tamanho do seu espaço, por isso você pode optar por um sofá de 2 lugares e de apoio, pode colocar poltronas ou puffs que são menores ainda. Esses espaços por mais que eles sejam pequenos, é necessário conciliar todos os itens inseridos ali, pois se você limitar a circulação, não terá mais aquela sensação de amplitude e espaço arejado.

E quais itens você pode comprar para compor a decoração? Bom, tem elementos que realmente trazem o que queremos aqui, é o caso dos espelhos. Podem ser muito utilizados a seu favor pois dá aquela sensação de amplitude ao ambiente. Podem revestir uma mesinha de centro ou de canto, ser usado nos porta-retratos ou na parede atrás do sofá, nesse último caso podem ser inseridos detalhes no metal, que também dá a sensação de requinte ao ambiente. Fique atento no que há na frente dele, pois será tudo refletido no espelho.

A moderação é importante, para não ficar cansativo o ambiente! Tente não abusar dos espelhos e fique atento quando você decora um espaço assim, ele precisa mostrar um pouquinho da sua personalidade, seja no detalhe de um vaso, no piso escolhido ou até mesmo em um tapete, busque elementos que vão trazer o que você deseja para o seu ambiente sem que ele perca o requinte, a sofisticação e claro, seu toque especial!

Esperamos ter ajudado!!

Você gostou? Então comente, dê sua opinião, adoraríamos saber o que está achando! E não esqueça de compartilhar com os amigos!


23 visualizações