top of page
  • Foto do escritorShine Cortinas e Persianas

Qual Persiana Escolher, Vertical ou Horizontal?


Persiana Vertical BlackOut Branca Instalada dentro do cortineiro
Persiana Vertical BlackOut Branca Instalada dentro do cortineiro

Descubra as características das persianas Verticais e Horizontais


Janelas de casa não podem ficar desprotegidas, sem qualquer fechamento; e isso é por motivos de controle de temperatura ambiente e de privacidade. Por este motivo é que são usadas cortinas em decoração.

Mas e quanto a alternativa das persianas? Será que é válida também? Sabendo que existe versão horizontal e vertical, qual seria o modelo mais indicado para usar em cômodos residenciais?

Como dito antes, cortinas e persianas servem para o controle de certos aspectos das decorações. Algo a ser citado é que elas podem controlar a luminosidade e a ventilação dos ambientes.

Por isso é que seu uso está tão comum em projetos arquitetônicos. Sim, existem os modelos horizontais e verticais, e as pessoas têm dúvidas sobre qual deles seria melhor para a sua casa.


Por que usar persianas em decoração de interiores?


Persianas são uma boa alternativa às cortinas tradicionais. A vantagem da primeira sobre a segunda é que ela retém menos pó, facilitando a manutenção cotidiana da casa. E existem vários modelos de persianas – em estilos, tamanhos e materiais diferentes. Bastaria saber do que precisa e ter bom gosto para escolher as melhores peças para o fechamento das janelas de seu imóvel!

Existem outras vantagens das persianas que nós podemos ressaltar neste texto. Por exemplo, a boa capacidade de ajuste em nível de claridade. Agora, sem dúvidas, a questão da manutenção ainda supera todas.

E isso é perfeito em se pensando em áreas como cozinha ou banheiro – locais bons para uso de persianas. Com só uma lavagem, ou uma passada de aspirador de pó, pano úmido com detergente e pronto, ela já estaria limpa.


Obviamente, as persianas também contribuem para a estética dos cômodos, impactando suas decorações. Utilizam-se muito as persianas em tom branco em banheiros – ficando com bastante “cara de higiene”. Em salas de estar e de jantar, peças estampadas, combinando com tapetes, almofadas e mais, caem bem. E em quartos, as mais escuras oferecem mais privacidade.


As características específicas dos 2 modelos de Persianas.


Existem dois modelos de persianas, a horizontal e a vertical; e estes dois tipos se adaptam a várias propostas de decorações residenciais e corporativas também. Mas há diferenças entre ambos que precisam ser ditas.

Antes de escolher entre um ou outro, primeiro deve-se responder a seguinte questão: qual é o tipo de claridade que você deseja para dentro de casa?


Persianas Verticais


Persiana Vertical em Volta Redonda

Persianas verticais são encontradas em diversas opções de cores e padrões. Elas costumam ser fabricadas em materiais como PVC, metal ou poliéster; e vêm em cores suaves, tornando as decorações mais sóbrias. São indicadas para ambientes como escritórios, salas e quartos.

De acordo com o jeito com que suas lâminas são recolhidas, as persianas verticais podem dar a impressão de que os ambientes são mais altos do que realmente são. O sombreado que proporcionam é sempre muito sutil.

Quando recolhidas, suas tiras tornam-se discretas. São leves ao abrir e fechar, podendo ser levadas, unilateralmente, para direita ou para a esquerda. E acumulam menos poeira.


Persianas Horizontais


Persiana Horizontal em volta Redonda
Persiana Horizontal em Alumínio 25mm perfurado

As persianas horizontais são o modelo mais comum à venda. Seu visual quase sempre parece fluido e sua abertura é prática. Geralmente, apresenta um design simples, mas resistente.

Dessas peças, existem as que são feitas em PVC, alumínio, madeira, bambu e mais. E elas podem ser encontradas em medidas estreitas e por isso são bastante utilizadas em janelas de cozinhas, banheiros ou outros cômodos pequenos.

Dentro de casa, o ideal é instalar persianas horizontais somente em janelas de pequeno porte; do contrário o requinte da casa poderia ser comprometido. E não é só isso!

Independente de onde e como forem instaladas não devem se sobressair aos cenários – por isso a cautela em usá-las. Em contrapartida, são ideias para proteger áreas com efeitos nocivos dos raios solares, equilibrando o conforto térmico dos interiores.


O que achou das dicas? Vamos instalar as Persianas na sua casa? Entre em contato com ShineCortinas e peça a visita de um Consultor de Decoração.


Créditos: VivaDecora

241 visualizações0 comentário
bottom of page